quinta-feira, 24 de maio de 2012

Chico Science & Nação Zumbi - Da Lama ao Caos [1994]

Voltemos à década de 90, com o som pesado de Chico Science & Nação Zumbi! Uma pedrada!!

Esse disco marcou a inauguração do "Manguebeat"; um movimento de contracultura nascido nos solos pernambucanos a partir da fusão de ritmos e instrumentos variados, como o maracatu, o rock, o hip-hop e a música eletrônica.* 

Com letras contundentes, uma guitarra incendiária e uma percussão forte, pesada, Chico Science e a sua nação lançaram em 94 seu primeiro disco: "Da Lama Ao Caos", um som revolucionário, que não ocupa por acaso a 13ª posição na lista entre os 100 melhores discos brasileiros de todos os tempos, apontados pela revista Rolling Stone Brasil.

Chico Science morreu em 97, num acidente de carro, e Jorge du Peixe assumiu o vocal e a liderança da banda, agora denominada apenas como "Nação Zumbi", e que continua na estrada fazendo um dos melhores shows do cenário nacional.



* O objetivo do movimento surgiu de uma metáfora idealizada por Fred Zero Quatro [parceiro de Chico Science e membro da Nação; fundador do grupo Mundo Livre S/A], ao trabalhar em vídeos ecológicos. Como o mangue é o ecossistema biologicamente mais rico do planeta, o Manguebeat precisava formar uma cena musical tão rica e diversificada como os manguezais. Devido a principal bandeira do mangue ser a diversidade, a agitação na música contaminou outras formas de expressão culturais como o cinema, a moda e as artes plásticas. O Manguebeat influenciou muitas bandas de Pernambuco e do Brasil, sendo o principal motor para Recife voltar a ser um centro musical, e permanecer com esse título até hoje. Fonte: Wikipedia.


Tracklist:

  1. Monólogo ao Pé do Ouvido (Vinheta) / Banditismo Por Uma Questão de Classe
  2. Rios, Pontes e Overdrives
  3. A Cidade / Boa Noite do Velho Faceta (Amor de Criança, Música Incidental)
  4. A Praiera
  5. Samba Makossa
  6. Da Lama ao Caos
  7. Maracatu de Tiro Certeiro
  8. Salustiano Song (Instrumental)
  9. Antene-se
  10. Risoflora
  11. Lixo do Mangue (Instrumental)
  12. Computadores Fazem Arte
  13. Coco Dub (Afrociberdelia)

  • Deguste:
  Chico Science e Nação Zumbi - Da lama ao caos by cgsalla


DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário