terça-feira, 15 de maio de 2012

Blind Faith - Blind Faith (Deluxe Edition) [1969]

Caros amigos,

Começo hoje minhas atividades no blog e, antes de tudo, quero agradecer o convite do meu grande amigo Allanzito. Infelizmente, estou sem conexão de internet em casa e não poderei postar com a frequência que gostaria, mas prometo quebrar tudo em cada post.

Para cumprir a promessa e estabelecer minha área de atuação aqui no blog (classic rock e blues), vou começar com o álbum único de uma banda que está no topo da lista das minhas preferidas: o Blind Faith.


A banda, que surgiu por acaso em 1968 e durou apenas 1 ano, é considerada o primeiro supergrupo (composta por músicos já famosos individualmente) da história do rock. Estou falando de Eric Clapton (ex Yardbirds e recém saído do Cream), um garoto inglês que, com pouco mais de 20 anos, já era chamado de deus pela sua habilidade com a guitarra; seu amigo Steve Winwood (ex Spencer Davis Group e Traffic), compositor e multi-instrumentista, dono de uma das mais belas vozes que o rock deu ao mundo; Ginger Baker, o baterista de 1000 volts também recém saído do Cream; e Ric Grech, baixista da banda britânica de rock progressivo Family.

A notícia que os quatro estavam compondo juntos gerou uma enorme expectativa na imprensa e nos fãs, que logo profetizaram que Clapton, Winwood, Baker e Grech gravariam um dos melhores álbuns que o rock haveria de ver nascer. Apesar dos exageros, eles não estavam errados. A crença absoluta, que levou os quatro a batizarem o grupo como Blind Faith (fé cega), se concretizou em 1969 com o lançamento do ábum homônimo que apresento a vocês agora.

Sua capa é uma das mais polêmicas da história do rock por exibir a imagem de uma adolescente (na verdade, uma criança de 11 anos) nua, segurando uma espécie de nave espacial com formato bastante sugestivo. Apesar da arte ter sido recusada pela gravadora em um primeiro momento, Eric Clapton exigiu que a mesma fosse mantida. Foram vendidas apenas 750 mil cópias com a capa original na Inglaterra, mas nos Estados Unidos a capa foi proibida e substituída por uma foto ingênua dos caras, o que faz do álbum com a capa original um item raríssimo

Musicalmente, o álbum traz uma mistura delirante das características das bandas que consagraram seus integrantes: uma viagem, pouco progressiva - apesar de muito técnica - entretanto, muito melodiosa e carregadíssima de sentimentos, sem deixar de lado a pegada nervosa do hard rock e do blues britânico. É apaixonante!

Para comemorar o meu primeiro post, fiz upload da edição de luxo (Deluxe Edition), lançada em 2001, que traz versões extras de músicas do álbum original e um segundo disco com 4 jams IMPRESSIONANTES da banda. É de cair o queixo o poder de improvisação dos caras, só ouvindo pra entender!

Um álbum que, eventualmente, me leva das lágrimas às mais empolgadas apresentações de "air guitar" que meu quarto já presenciou. Espero que gostem!

In the Presence of the Lord (Ao vivo no Hyde Park, 1969):

Show ao vivo no Hyde Park em 1969 na íntegra, imperdível!

Faixas:
Disco 1
1. Had To Cry Today
2. Can't Find My Way Home
3. Well All Right
4. Presence Of The Lord
5. Sea Of Joy
6. Do What You Like
7. Sleeping In The Ground (Previously Unreleased Mix)
8. Can't Find My Way Home (Electric Version) (Previously Unreleased Mix)
9. Acoustic Jam (Previously Unreleased)
10. Time Winds (Previously Unreleased)
11. Sleeping In The Ground (Slow Blues Version) (Previously Unreleased)

Disco 2
1. Jam No.1: Very Long & Good Jam (Previously Unreleased)
2. Jam No.2: Slow Jam #1 (Previously Unreleased)
3. Jam No.3: Change Of Address Jam (Previously Unreleased)
4. Jam No.4: Slow Jam #2 (Previously Unreleased)

Info:
Data de lançamento: janeiro de 2001
Data de lançamento do álbum original: 1969
Discos: 2
Formato: MP3 320kbps (codificado com a última versão do codec LAME a partir de arquivos lossless em formato FLAC)
Tamanho total: 254 Mb

Download:

Nenhum comentário:

Postar um comentário